Eu sou Ive Nenflidio, autora deste blog, nasci em 1973 e sou apaixonada por cultura brasileira!

BIO

Escritora, produtora e articuladora cultural de Santo André é uma das escritoras selecionadas para compor as coletâneas do Prêmio Off Flip 2021.

A escritora, produtora e articuladora cultural Ivete Nenflidio, residente da cidade de Santo André no ABC Paulista, está entre as selecionadas para compor as coletâneas do Prêmio Off Flip 2021 de Literatura nas categorias Conto e Crônica. Dona de um extenso repertório cultural, recentemente a autora ficou em 1º lugar no 31º Festival Nacional de Poesias Eunice Maria de Oliveira, realizado pela Academia Rio-Pombense de Ciências, Letras e Artes, com um poema chamado “A Pintura”, que retrata o ofício do artista, “pessoas que enxergam o mundo com outros olhos, com os olhos do coração!”, como ela mesma comenta.

Com mais de 20 anos de atuação na área de eventos nacionais e internacionais, Ivete Nenflidio é idealizadora de festivais multiculturais pela empresa In Totum Cultura Criativa. Viajou pelo país acompanhando o cantor e compositor Renato Teixeira (2000-2006), e, em sua trajetória no ambiente cultural, já realizou mais de mil espetáculos.

 

Um dos projetos que Ivete tirou da gaveta durante a pandemia foi o blog “Memórias de Outros Brasis”, onde conta aventuras e lembranças inspiradas nas produções artísticas realizadas nos rincões do país, apresentando de forma leve e descontraída a rica diversidade cultural brasileira. Além do blog, Ivete também finalizou a obra literária ficcional “Calendas de Março”, que será lançada no Brasil e em Portugal, contando a história de duas mulheres fortes, cada uma em seu tempo, unidas por um diário que revela angústias e reflexões profundas da alma dessas personagens. “Calendas de Março” traz à tona reflexões sobre momentos críticos da história brasileira recente e alerta sobre o perigo do fascismo e de regimes autoritários, além de refletir sobre as bifurcações que a vida às vezes nos submete e nos obriga a levantarmos para combater as injustiças.

 

Ivete, que tem sua produção artística diretamente relacionada à atuação política cultural, prepara o lançamento de outras duas publicações, e acredita que a arte é elemento fundamental nesses dias turbulentos para que consigamos manter a sanidade, sem desprezar os perigos que nos rondam. Especializada em Sustentabilidade Aplicada aos Negócios e em Leis de Incentivo à Cultura, tem viabilizado a formação de novas plateias, estabelecendo um compromisso íntegro, solidário e empático com artistas emergentes, promovendo, em todos os projetos idealizados por sua empresa, contrapartidas sociais, além, de destinar parte dos recursos captados a esses artistas e coletivos, descentralizando e capilarizando recursos, um de seus principais focos.

 

Atualmente cuida da área de criação de novos projetos da empresa In Totum Cultura Criativa da qual é sócia-fundadora e pela qual já recebeu vários prêmios. No portfólio da empresa estão grandes projetos como o Festival de Arte Vale do Paraíba, que em 2021 chega à sua quarta edição reunindo grandes nomes da música popular brasileira, valorizando e enaltecendo a importância de se preservar as manifestações populares tradicionais.

Publicações / Antologia poética

  • Concurso do Selo Off Flip - Crônica “Abortando Voo” e o Conto “A carne de bode” - Textos selecionados para compor as coletâneas do Prêmio Off Flip de Literatura 2021.

  • 1º lugar no 31º Festival Nacional de Poesias “Eunice Maria de Oliveira” - Poema “A Pintura”

Poema “És Rio Menino” publicado:

  • 26ª edição da Revista LiteraLivre

  • 12ª Antologia Poética Poesia Agora Primavera

  • Concurso Camilo Pessanha

Poema “Teu nome” publicado:

  • Coletânea “Antologia Girassol”

  • Poetize 2021 – Seleção Poesia Brasileira

Poema “Retirante” publicado:

  • 1ª edição da Revista Cultural Traços.

Prêmio Aldir Blanc – Cultura AZ (Município de Santo André) - Mérito Cultural: Prêmio destinado ao reconhecimento de produções culturais realizadas por pessoas ou coletivos que promovam iniciativas de fomento à cultura brasileira.

 

(Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel.: (11) 99568-8773)