Buscar
  • Ive Nenflidio

Preservação

Atualizado: 10 de Set de 2020

Foi realizada durante alguns anos uma feira de iniciativas sustentáveis, o evento acontecia na cidade de Alta Floresta, norte do estado do Mato Grosso e contava com representantes dos setores produtivos, segmentos da sociedade civil e órgãos do governo federal, estadual e municipal. O objetivo do encontro era a busca de alternativas de sustentabilidade para a região.

​Trabalhei em uma das edições; na ocasião, estive hospedada no mesmo hotel que Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente na época, fiquei muito impressionada com um pequeno discurso que ela proferiu à meia dúzia de jornalistas que a aguardavam no saguão da hospedaria. Acompanhava um grupo de artistas e sua equipe e quase perdi a hora, não queria parar de ouvir sua declaração; ela abordava, com muita propriedade, questões importantíssimas sobre a melhoria da qualidade de vida, da ampliação de renda, da equidade social e do equilíbrio ambiental.

Antes do “show” principal, no encerramento do evento, ela discursou novamente, dessa vez para uma plateia de cinco mil pessoas; sua fala era muito serena, coerente e embasada em dados técnicos e científicos. Não sei o que aconteceu, pois com o tempo a ex-ministra mudou o discurso, assumindo uma fala característica de fanáticos religiosos, intolerante, repugnante e agressiva.

Naquela ocasião, voltei para São Paulo com a alma lavada, acreditava que o meio ambiente estava protegido por existirem pessoas com propostas incríveis para o desenvolvimento sustentável. Fiquei realmente muito impressionada com tudo aquilo, as tecnologias apresentadas, as propostas sobre geração de trabalho e incentivos para empresas que criassem, ampliassem ou modernizassem os processos de reciclagem, investimentos no turismo ecológico, entre tantos outros assuntos que foram abordados. Eu idealizava que, próximo a 2020, mais de quinze anos depois, teríamos uma floresta preservada, imaginava um cenário com grandes investimentos na economia sustentável e crescente desenvolvimento das políticas de proteção ao meio ambiente e aos povos originários. Estava terrivelmente enganada!



12 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
 

©2014 por In Totum Planejamento e Gestão de Eventos.